Você Contrataria Você? Cite 10 Razões

O conceito de emprego mudou neste novo milênio. Hoje, para garantir a sua empregabilidade, veja a sua empresa como a sua “cliente”. Ela o contrata para que você preste um serviço que ela necessita tendo como contrapartida a sua remuneração que pode ser acrescida ou não de outros benefícios.


Hoje estamos na Era do cliente eternamente insatisfeito. Não é diferente com uma empresa que busca um profissional para ajuda-la a executar determinadas tarefas. Para crescer ou, no mínimo, sobreviver no mercado de trabalho use da empatia e coloque-se no lugar de quem está contratando um profissional:


"Não quero perder tempo"
"Facilite a minha vida"
"Ofereça o que eu quero"
"Quero qualidade no seu serviço"
"Quero alguém com qualificações profissionais diferenciadas"
"Tenha iniciativa"
"Quero uma pessoa a quem eu possa delegar"
"Comprometa-se com resultados"
"Seja criativo"
"Seja inovador"
"Pense diferente"


Agora olhe para o seu próprio umbigo e reflita: Eu atendo a estes anseios? Se a sua resposta for não, crie maneiras de atender a estes anseios. Muita gente faz o processo de auto-inovação mais difícil do que precisaria ser. Continuam presas às experiências do passado e não se estimulam com novos desafios e situações . Este é o caminho mais curto para alguém desaparecer. Quer ver? Faça este teste de memória: relembre de 3 profissionais que você conhece que já tiveram sucesso no passado e que desapareceram profissionalmente porque não se adequaram às novas exigências do mercado.


Faça o mesmo exercício relembrando de lojas, empresas ou negócios que já foram sucesso no passado e desapareceram porque surgiu algo mais inovador.


Tudo o que você fez de positivo será esquecido na próxima semana. Com isso, existem duas alternativas. Queixe-se porque as coisas já não são fáceis como antes ou use sua capacidade criativa para identificar novas respostas, novas soluções e novas idéias.
Cada momento é um recomeço, um momento de transformação. Uma oportunidade de reciclar-se e manter a sua empregabilidade.
Descubra o que a sua empresa, isto é, o seu "cliente", quer antes mesmo que ele próprio saiba. Este é um desafio à sua criatividade que construirá os seus diferenciais competitivos como profissional.


Hoje, a premissa básica é fazer mais com menos. Busque novas alternativas, repense, faça melhor, mais rápido, mais economicamente. Pense diferente, faça diferente. Crie fatos diferenciadores que tragam vantagens, facilidades e benefícios para sua empresa. Pense naquilo que ninguém ainda fez antes e evite ser apenas mais um. Crie, inove ou evapore.


Quer um exemplo de uma mudança que observamos no nosso dia a dia? Há alguns anos em posto de gasolina só comprávamos combustível ou alguns outros serviços automotivos como troca de óleo, lavagem e lubrificação. Alguém, teve a idéia de começar a vender pequenos artigos de conveniência. Hoje, o posto que não tiver uma boa loja de conveniência tende a perder seus clientes de abastecimento.


"Por que não pensei nisso antes?"


Esta é uma definição bem-humorada de idéia. Pragmaticamente, uma idéia não é nada mais nem menos do que uma nova combinação de velhos elementos.
Ter uma idéia é similar a você criar uma nova sobremesa ou um novo prato. Pegue alguns ingredientes que já conhece, ou alguns que recentemente descobriu e combine-os de uma nova maneira. É simples. E nem precisa ser um gênio para fazer isso. As pessoas comuns têm grandes idéias todos os dias. Todo dia alguém descobre ou inventa algo.


"Mas o que poderei fazer de diferente na minha carreira?"


A esta altura você já deve estar com esta pergunta em mente. Utilize esta técnica de geração de idéias que apresento em minhas palestras e workshops:


DE QUE MANEIRAS EU POSSO..................................? Complete esta pergunta com o seu objetivo ou desafio. Cada resposta que você der a esta pergunta é uma nova idéia.


Não se esqueça que Criatividade é como bicicleta. Depois que você aprendeu a andar nunca mais esquece. Comece treinando com os exercícios abaixo:


Pense em uma tarefa que você realiza diariamente. De que maneiras você poderá simplificá-la?
Que produto você usa em sua loja que poderia ter, no mínimo, três outros usos?
Durante uma hora, pense como se você fosse um cliente da sua loja. Escreva tudo o que você observou. Identifique tudo o que pode ser alterado, simplificado, agregado, melhorado para que sua loja não seja apenas mais uma.
Pense em 5 maneiras para agilizar o atendimento nos dias / horários de pico?
Liste, no mínimo, 20 outras aplicações para um clips de papel.

 

Recursos Humanos

Consultoria para implantação de práticas de Gestão de Pessoas. Realização de Pesquisas de satisfação auxiliando a empresa no planejamento de estratégias. Recrutamento e Seleção através da metodologia Seleção por Competências. Avaliação Psicológica: Espaço Confinado, Potencial.

Engenharia e Serviços

A MANES presta serviços de assessoria, gerenciamento e fiscalização de obras industriais, comerciais e residenciais.

Domus Temporário


O trabalhador temporário pode atuar tanto na atividade-meio, quanto na atividade-fim da Empresa Cliente.

Cadastre-se Aqui


Cadastre-se gratuitamente. Clique abaixo e preencha seus dados profissionais e pessoais candidatando-se nas oportunidades de seu interesse. Boa Sorte!

Manes RH - © Copyright 2008-2011 - melhor visualizado na resolução de vídeo 1024x768 pixels.
Desenvolvido por