Motivar pessoas é fácil?

Durante todos esses anos vi empresas gastando "rios de dinheiro" com palestras motivacionais. E o resultado? Ele até existe, mas seu efeito passa muito rápido. É como assistir a um filme (entretenimento), você se diverte, envolve-se... Mas, e nos dias seguintes? Esse sentimento é o mesmo? É claro que não. Absolutamente, nada contra uma palestra motivacional. O que sou contra é utilizá-la com o objetivo errado. As pessoas já têm entretenimento demais no seu dia a dia: o que elas precisam é de foco, objetivos e engajamento. 

 

Vejo, pela minha experiência com equipes, que o que mantém a motivação é uma causa. Quando as pessoas encontram sentido no que fazem, têm um sentimento de "pertencer" àquilo e isso, meus amigos, faz toda a diferença nos resultados que buscamos. É como uma engrenagem. 

 

Um profissional que trabalha todos os dias, esperando o 5º dia útil para receber seu salário, "está" em seu cargo. O que trabalha todos os dias com espírito de construir e "viver" seu projeto, "é" parte da "missão" da empresa. Veja a diferença! A motivação é uma mola propulsora para novas ações e, com a mais absoluta certeza, tem que estar presente nos métodos de treinamentos empresariais. Porém, não pode ser o conteúdo central, quando se espera obter "sustentabilidade" nos resultados das pessoas. 

 

Conheço pessoas que mudam de empresa por causa da oferta de outra empresa de 10% a mais no salário. Também conheço pessoas que declinaram de convites bem atrativos. O que diferencia essas pessoas? Comprometimento. Vejo também muitas empresas reclamarem: "não há mais comprometimento por parte dos funcionários". Mas, se não me falha a memória, comprometimento, vem de compromisso e é uma via de mão dupla, certo? 

 

Então, como motivar pessoas? Cabe a mim, como empresa, fornecer as ferramentas essenciais para gerar esse comprometimento. Eu preciso criar projetos que envolvam as pessoas e que as mantenham motivadas - existem diversas formas com baixo investimento e ótimos resultados. E, principalmente ter em mente que motivação não é aquela explosão de felicidade, mas sim gotas diárias de envolvimento e paixão. Isso forma um verdadeiro ciclo produtivo e ambos os lados ganham: empresa e colaboradores. Isso sim diminui o turnover e dá continuidade sólida aos planejamentos, aos objetivos e aos resultados. 

 

Minha "causa" é fazer com que as pessoas deixem de ser uma "consequência" nas empresas (com resultados padrão) e sejam a "causa" (com resultados inovadores e mudanças que realmente venham a transcender os desafios constantes do mercado). 

 

Qual é a sua causa?

Sucesso!

 

Por Van Marchetti

Fonte: http://www.rh.com.br/Portal/Motivacao/Artigo/9578/motivar-pessoas-e-facil.ht

 

 

 

 

 

Recursos Humanos

Consultoria para implantação de práticas de Gestão de Pessoas. Realização de Pesquisas de satisfação auxiliando a empresa no planejamento de estratégias. Recrutamento e Seleção através da metodologia Seleção por Competências. Avaliação Psicológica: Espaço Confinado, Potencial.

Engenharia e Serviços

A MANES presta serviços de assessoria, gerenciamento e fiscalização de obras industriais, comerciais e residenciais.

Domus Temporário


O trabalhador temporário pode atuar tanto na atividade-meio, quanto na atividade-fim da Empresa Cliente.

Cadastre-se Aqui


Cadastre-se gratuitamente. Clique abaixo e preencha seus dados profissionais e pessoais candidatando-se nas oportunidades de seu interesse. Boa Sorte!

Manes RH - © Copyright 2008-2011 - melhor visualizado na resolução de vídeo 1024x768 pixels.
Desenvolvido por